Kamban
Sistema kanban
Sistema kanban
Significado de kanban
O kanban foi inventado pela Toyota entre o final da década de 40 por TaiichiOhno para minimizar os custos com o material em processamento e reduzir os estoques entre os processos.
Kanban é uma palavra japonesa que significa “etiqueta” ou “cartão”. Assim o kanban é um cartão retangular de dimensões reduzidas e normalmente plastificado, que é colocado num contentor. Num kanban encontra-se inscrito um certo numero de informações que variam conforme as empresas, existindo, contudo, informações minimamente indispensáveis que se encontram em todos os Kanban tais como: * A referencia da peça fabricada e da operação. * A capacidade do contentor. * A indicação do posto de trabalho a montante. * A indicação do posto de trabalho a jusante. * Número de cartões kanban em circulação da respectiva referência.
Definições de Kanban
• É Kanban significa sistema de controle de fluxo de materiais
• É um cartão ou etiqueta de pedido de trabalho, sujeito à circulação repetitiva na área.
• Kanban significa cartão - literalmente, um registro ou placa visível, usado como meio de comunicação, de transmissão de dados e informações.
• É um procedimento que utiliza cartões para operar um sistema de “puxar” de controle de material, o qual interliga todas as operações de suprimento a uma linha de montagem final.
Funcionamento do método Kanban
O Kanban funciona como uma encomenda interna colocada a um posto de trabalho e como guia de remessa quando acompanha o produto resultante dessa encomenda. Desta forma o Kanban é uma “ordem de fabrico” que circula permanentemente no fluxo de produção, acompanhando o fluxo de materiais no sentido de jusante e voltando sozinho para montante logo que os materiais são consumidos.
Conceitos básicos
O conceito básico é fabricar bens com a completa eliminação de funções desnecessárias à produção, na quantidade e tempo necessários, nem mais nem