Kaizen
Kaizen é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor ou aprimoramento contínuo e que permeia toda a Administração Japonesa. Qualidade é a empresa como um todo que a desenvolve, a partir do Ciclo de Controle de Deming, que é o famoso PDCA – Plan-Do-Check-Act ou Planejar – Executar – Comparar - Tomar Providências.
Melhoria contínua nas empresas, hoje é inevitável. Como forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, re-trabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos. A melhoria contínua é baseada no sistema japonês, o Kaizen, o qual traduzido para o português quer dizer KAI - mudança e ZEN - bom, ou seja, a mudança para melhor. Melhoria contínua nada mais é que a mudança geral na organização, e do CEP (controle estático de qualidade), adaptando-se as exigências do mercado contemporâneo.
Nele trata tambem os 5s:
•
• Seiton: Senso de ordenação - providenciar a arrumação e deixar tudo em ordem; Seire: Senso de utilização - evitar o desnecessário;
• Seiso: senso de limpeza - manter sempre limpo;
• Seiketsu: senso de saúde - manter a higiene
• Shirsuke: senso de autodisciplina – manter sempre a disciplina;
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes
Qualidade Total
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
Aplicação da melhoria contínua e do kaizen. Sendo que melhoria contínua é a exigência do cliente.
Os sete Princípios do Kaizen são os seguintes:
-