Kaizen
1. INTRODUÇÃO
Toda empresa tem a pretensão de estar no topo, se destacar em sua atividade no mercado consumidor, e um grande fator para que isso possa acontecer é oferecer produtos e serviços de qualidade. Para manter um cliente satisfeito é necessário que a empresa utilize de várias estratégias em busca da melhoria contínua.
Através desta busca constante pela melhoria que o KAIZEN é uma ferramenta essencial de controle de qualidade, muito respeitada pelas organizações que a utilizam corretamente e seus resultados são levados realmente a sério. Tendo em vista a empresa Suspensys Sistemas Automotivos filial da Randon Implementos e Participações como base para um estudo de caso que conta com 1500 funcionários, atua no ramo metal mecânico onde é líder nacional na fabricação de suspensões, eixos, vigas, cubos, tambores de freio e suportes para veículos comerciais. Criada em 1997, com o objetivo de fornecer ao mercado nacional eixos e suspensões para veículos comerciais, no ano de 2002 ela passa a ganhar ainda mais dinamismo com a joint venture entre a Randon S.A. Implementos Rodoviários, de Caxias do Sul (RS), e a Meritor, dos Estados Unidos.
Com esta união, a empresa somou o conhecimento de mercado e de tecnologia das sócias, ambas tradicionais fornecedoras das principais montadoras globais. Nos anos de 2013 e 2014 o grupo Randon adquiriu a parte até então controlada pela Meritor e incorporou a até então empresa Suspensys Sistemas Automotivos como sua filial.
Tem como principais clientes no segmento de montadoras: MAN Caminhões, Ford, Volvo e Iveco, no mercado de implementadoras tem como principais clientes: Randon, Librelato e Rodotécnica.
2. ANÁLISE DAS OPERAÇÕES DA EMPRESA
Atualmente dívida entre as plantas de Caxias do Sul (RS) e Resende (RJ), trabalha com sua produção a partir da solicitação do cliente, para todos os segmentos a capacidade produtiva é discutida a partir do planejamento