kaizen
A filosofia Kaizen é um dos valores centrais da Toyota.. Esta significa melhoria contínua.. Nenhum processo pode ser declarado perfeito dado que pode ser sempre melhorado.
Na prática o Kaizen significa que todos os colaboradores em todas as partes da organização estão continuamente à procura de maneiras para melhorar as operações, e todas as pessoas em todos os níveis da empresa apoiam este processo de melhoria.
O Kaizen também requer a definição clara de objectivos e metas. De uma forma geral consiste numa atitude positiva que se concentra naquilo que deve ser feito em vez daquilo que pode ser feito.
A melhoria contínua baseia-se nos três princípios chaves:
TPS – Pessoas que pensam
O Sistema de Produção Toyota convida os colaboradores a pensarem sobre o processo e a tomarem decisões antecipadas, de forma a mantê-lo a trabalhar suavemente, em vez de operarem meramente como máquinas. Este envolvimento cria responsabilidade no sucesso do processo aumentando a moral e a qualidade. Isto é também essencial para o sucesso do Kaizen.
Todas as manhãs uma pequena reunião “asa-ichi”, serve para discutir os desvios de qualidade e eliminar as suas causas. Kaizen não se baseia apenas nas melhorias contínuas que são desenvolvidas e implementadas por peritos e gestores. Ele envolve todas as pessoas baseando-se no conhecimento extensivo, competências e experiências de quem trabalha directamente nos processos. Por exemplo, nas fábricas europeias da TMHE são feitas cerca de 3000 propostas de melhoria por ano.
‘5 Porquês?’
Testando a lógica
O Kaizen obriga a que a lógica e os benefícios de todas as melhorias sejam avaliados cuidadosamente antes de serem implementados. Isto é conseguido através dos ‘5 porquês?’.
Cada melhoria planeada precisa de ser testada recorrendo a 5 níveis de interrogação para assegurar que a sua lógica e valor são claros.
‘5S’
A cultura da melhoria contínua O Sistema de Produção Toyota vai para além das áreas que