Física 2: Conforto Térmico
HUMAN BODY'S TEMPERATURE AND THERMAL COMFORT
MÁS, Dagny
Graduanda em Engenharia Civil – UFMS / Campo Grande
RESUMO: Este trabalho apresenta os elementos de manutenção da temperatura interna do corpo humano, bem como de sua interação com o ambiente externo e trata da necessidade de considerar tais elementos com a finalidade de obter o conforto térmico.
Palavras-chave: Temperatura, conforto térmico, metabolismo, troca de calor.
ABSTRACT: This paper presents the elements of maintaining the internal temperature of the human body as well as interaction with the external environment and addresses the need to consider such elements in order to achieve thermal comfort.
Keywords: Temperature, thermal comfort, metabolism, heat exchange.
Introdução: Por meios de pesquisas, foi aqui detalhado o sistema de termorregulação do corpo humano, expondo a importância de manter sua temperatura constante de 36,5 a 37,5°C. Serão apresentados os mecanismos para que, mesmo em ambientes com variações de temperatura, o corpo humano consiga se manter a uma temperatura agradável e não prejudicial para seu funcionamento. Também estão exemplificados os malefícios em expor o organismo a temperaturas muito divergentes (altas ou baixas) da do corpo humano. Por fim, será tratado do conforto térmico, onde a sensação térmica agradável varia de pessoas pra pessoa, seja de acordo com o ambiente, roupas, contato com materiais ou mesmo umidade do ar e esforço realizado.
1. Temperatura interna
Primeiramente, para fins de análise das estruturas responsáveis pela termorregulação do corpo humano, consideraremos este isolado termicamente para, posteriormente, analisarmos sua interação com o ambiente.
A temperatura interna do corpo humano varia no intervalo de 36,5°C a 37,5°C, mesmo na presença de variações expressivas na temperatura ambiente, o que caracteriza o homem como animal homeotérmico. Para manter a sua temperatura corporal