Kaizen
A quebra de paradigmas
Luís Guilherme Machado Ribeiro (Fepi) lg.mribeiro@yahoo.com.br
Luiz Gonzaga Dias (Fepi) luizgonzaga.dias@yahoo.com.br
Resumo: A mudança para melhor seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho se torna imprescindível no atual ambiente de crise em que vivemos, fazendo com que assim as empresas busquem ferramentas que resultem em aumento de produtividade e redução de custos. A ultilização dos principios Kaizen de forma consciente proporcionará as organizações grande valor competitivo na area industrial em busca da melhoria continua da produção. Assim sendo será demonstrado ao decorrer deste artigo como a metodologia Kaizen é fundamental para as organizações, como um diferencial no mercado competitivo.
Palavras chaves: Kaizen; melhoria continua; Guemba.
1. Introdução: Os tempos de Kaizen melhoram a qualidade dos processos, reduzindo assim os custos e as movimentações desnecessárias, com isso eliminam os trabalhos que não agregam valor as organizações e sua padronização. A padronização dos processos (procedimentos e padrões da qualidade, preparação de máquina) tornam a aplicação mais abrangente. Essa documentação dos padrões do processo são de suma importância para as organizações afim de obter seu certificado pela ISO.
Kaizen significa experimentar e treinar novos métodos que tragam resultados para melhor. Já Sófocles dizia:” Temos que aprender fazendo as coisas. Ainda que pensemos que sabemos, só teremos a verdadeira certeza depois de tentarmos” (Slack Apud Euclides A. Coimbra)
Ou seja, além de nos beneficiar com os resultantes da implementação, temos os relacionados à mudança da cultura da organização, cujos valores são de grande importância.
Para isso é necessários desenvolver algumas crenças nos Princípios Kaizen, dos quais são eles:
- Guemba Kaizen
- Desenvolvimento de pessoas
- Normas Visuais
- Qualidade em 1º Lugar
- Processo e Resultados;
- Eliminação dos Desperdicios