Kaizem
Engenharia de produção
Disciplina: Ètica Política e Sociedade
Aluno:Lima Vera
Professor: Gabriel
RESENHA- ARQUITETOS DO PODER O filme começa com a primeira campanha eleitoral de Getúlio Vargas, é um documentário que passa por todas as campanhas presidenciais até chegarmos á reeleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. Esse documentário traça um panorama das relações entre a mídia e comunicações nas campanhas políticas no Brasil, ao longo de cada campanha, podem observar o crescimento dos meios de comunicação, como o rádio e a depois a televisão e também carros de som que era usado para propaganda eleitoral. O rádio teve um papel muito importante que não era exatamente de propaganda, os jingles muitas vezes eram feitas para tocar o rádio e não tinham um horário específico para isso, depois veio a televisão com propaganda eleitoral.
Desde o inicio do filme, já transparece que o político deve ter um coordenador, desenhando o movimento de cada peça política, ou seja, que tome conta da campanha e das ações que devem ser tomadas, como Duda Mendonça que teve um papel muito importante na campanha de Lula, foi um verdadeiro Marketeiro e ganhou a simpatia do povo. No decorrer do filme podemos ver imagens de arquivos tanto dos veículos da emprensa, quanto dos responsáveis pelas campanhas, somadas ás entrevistas que eles fizeram com personagens como José Genoino (ex- presidente do PT).
A campanha de Fernando Collor foi um macro do Marketing político no Brasil e do começo do uso ostensivo da mídia nas campanhas, foi também o primeiro candidato a ter campanha com Sports de programas em 1974 sendo o mentor intelectual da campanha do MDB, e isso acompanhado pelo crescimento decisivo do Marketing político. A campanha política no Brasil custa caro, por ser um país de dimensão continental, o candidato JK , foi o primeiro a ter aviões para sua locomoção pelo país, foi nessa época que surgiu o financiador de campanhas, já a