Kaddish e outros poemas: uma análise - Allen Ginsberg
DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
GRADUAÇÃO EM LETRAS VERNÁCULAS 2015.1
DISCIPLINA: ESTUDOS TEÓRICOS DOS TEXTOS LITERÁRIOS
DOCENTE: MÁRCIO JUNQUEIRA
DISCENTE: ANA BEATRIZ SILVA FERREIRA
KADDISH E OUTROS POEMAS – 1958-1960
ALLEN GINSBERG
Allen Ginsberg, poeta americano do movimento literário conhecido como “Geração Beat”, mostra o Kaddish como uma obra dramática que todo tempo dá a demonstrações da existência de um diálogo entre o público e o pessoal ao apresentar no texto questões de sua vida particular e assuntos mais abrangentes como religião, política e cultura. O elo que levou à exposição destes dois assuntos foi a morte de Naomi Ginsberg, a mãe do autor e objeto de inspiração para o Kaddish, um poema peculiar, complexo e certamente a melhor de suas obras.
O Kaddish é um poema extenso dividido em cinco partes: nota-se que nas duas primeiras é contada de forma resumida a história de Naomi, e apesar da maneira rebuscada e complicada com a qual Ginsberg escreve, está compreensível a trajetória sofrida de sua mãe, que passou boa parte de sua vida em hospitais psiquiátricos por mania de perseguição, assim como também fica claro a personalidade intelectual e reflexiva do autor, que conseguiu juntar a figura pública à figura particular sem que houvesse conflito dentro do poema.
Ginsberg dá uma perspectiva fúnebre todo o tempo, a começar pela primeira página do Kaddish, onde se encontra o verso: “morre, se pensas ter aquilo que buscas”. De início, o trecho pode parecer insignificante, mas ao entrar um pouco no mundo e nas emoções do poeta nessa obra, dá pra entender o motivo do destaque: na vida, Ginsberg tomou proporção da idéia de que ninguém pode e nem tem aquilo que quer caso contrário o próprio ainda teria sua mãe e esta se encontraria bem, como faz alusão no trecho: “... e eu acompanhando-a, torcendo para que tudo acabasse bem num quarto sossegado numa casa vitoriana junto a um lago”, apesar de implícito, há um