juventude e drogas
58420012763500O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também.
Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos.
O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais frequente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado. Os levantamentos epidemiológicos sobre o consumo de álcool e outras drogas entre os jovens no mundo e no Brasil mostram que é na passagem da infância para a adolescência que se inicia esse uso.
No Brasil, o panorama mudou completamente nas últimas décadas. Até o início da década de 80, os estudos epidemiológicos não encontravam taxas de consumo alarmantes entre estudantes.
Procurando espaço
-37211038608000
“A juventude é naturalmente curiosa e necessita da experimentação, não só de drogas, mas do mundo. Quando há dificuldades no núcleo familiar, há um risco maior de envolvimento com as drogas, seja com o uso esporádico, abuso e dependência”.
Os adolescentes procuram definir o seu grau de liberdade, muitas vezes procurando o comportamento inverso daquele padronizado dentro do núcleo familiar. “A procura não é pela turma certa ou errada. O jovem procura algo que muitas vezes não tem em casa. Ter uma turma é começar a treinar suas