Justiça d o trabalho
Média – Numa distribuição de frequências em que os dados se encontram distribuídos por classes é necessário determinar o ponto médio de cada classe, também designado por marca, habitualmente assinalado como a variável xi. Posteriormente as marcas multiplicam-se pelas respectivas frequências relativas, resultando a média da soma destes valores.
Mediana – A classe mediana é aquela em que a frequência relativa acumulada atinge os 50%.
O valor exacto da mediana pode calcular-se utilizando uma regra de três simples, admitindo que as observações se distribuem uniformemente pela amplitude da classe.
Moda – A classe modal é a que tiver maior frequência. Pode determinar-se o seu valor por aplicação de uma fórmula ou por construção gráfica (ver pp. 82-83 do Manual e nota no final dopost).
1. Considera os seguintes dados:
Calcula a média.
Indica a classe modal.
Determina a mediana.
2. Considera os seguintes dados:
Calcula a média.
Indica a classe modal.
Determina a mediana.
3. Considera a Tabela 5.
Calcula a média.
Indica a classe modal.
Determina a mediana.
NOTA: Entre os processos de cálculo mais comuns para a moda encontra-se a Fórmula de King.
Publicada por José Neto em 4.1.08
Distribuição de frequência
Uma distribuição de freqüência é um método de se agrupar dados em classes de modo a fornecer a quantidade (e/ou a percentagem) de dados em cada classe
Com isso, podemos resumir e visualizar um conjunto de dados sem precisar levar em conta os valores individuais.
Uma distribuição de freqüência (absoluta ou relativa) pode ser apresentada em tabelas ou gráficos
Média ponderada Nos cálculos envolvendo média aritmética simples, todas as ocorrências têm exatamente a mesma importância ou o mesmo peso. Dizemos então que elas têm o mesmo peso relativo. No entanto, existem casos onde as ocorrências têm importância relativa diferente. Nestes casos, o cálculo da média deve levar em