Just in time e kanban
SISTEMA ´´KANBAN``
Jefferson Moreira Bonifácio
Professora Silvia
SÃO PAULO
2013
SISTEMA ´´JUST IN TIME``
Como surgiu?
O sistema Just in time denominado de JIT, foi desenvolvido no inicio da década de 50 na Toyota Motors Company no Japão, como um método para aumentar a produtividade, apesar dos recursos limitados (Moura e Benzato, 1994).
Em japonês, as palavras para Just in time significam “no momento certo”, “oportuno”, uma melhor tradução para o inglês, significa ´´a tempo``, ou seja, ´´não exatamente no momento estabelecido, mas um pouco antes, com certa folga.
O sistema Just in time foi criado para que cada processo seja abastecido com os itens necessários, na qualidade necessária no momento necessário. Assim são evitados desperdícios, pois todas as atividades que consome recursos e não agrega valor ao produto e considerada um desperdício. Desta forma economiza-se transporte, retrabalhos e dinheiro. Se uma empresa estabelecer esse fluxo poderá chegar ao estoque zero, e isso do ponto de vista da produção é o ideal.
Esse processo hoje é uma filosofia gerencial que procura eliminar os desperdícios e também colocar o componente certo no lugar certo e na hora certa, esse conceito também se baseia na percepção de que se chegar tarde haverá o acumulo de material sem utilidade ocupando espaço desnecessário. As metas do sistema JIT são amplas e ambiciosas e não ao alcançadas da noite para o dia, mais em um movimento continuo de aperfeiçoamento. Que chama KAIZEN, que engloba os seguintes aspectos: A. Zero efeitos; B. Tempo zero de reparação; C. Estoque zero; D. Movimentação zero; E. Quebra zero F. Lead time zero G. Lote unitário
O objetivo do sistema JIT é produzir em lotes leais de uma unidade, o tempo baixo para produzir resulta em menores estoques e ciclos mais rápidos, com menores lotes o colaborador multifuncional torna-se muito mais necessário, no sistema JIT os produtos são mantidos em recinto aberto pois