Juri apologia de sócrates
Sócrates foi um dos mais importantes filósofos de Atenas e ícone da filosofia ocidental e um dos fundadores da filosofia atual. Os diálogos de Platão mostram Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava – se ao parto das idéias dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação aos seus próprios filhos.
O julgamento e a execução de Sócrates são eventos centrais da obra de Platão. Sócrates admitiu que poderia ter evitado sua condenação se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois de condenado ele poderia evitar sua morte se tivesse escapado com ajuda de amigos.
Acusação
Segundo Metelo, Lícon e Ânito Sócrates foi Responsável por Corrupção da Juventude de Atenas através da propagação de idéias que contrariavam as concepções científicas, religiosas, além de blasfemar contra os deuses do povo de Atenas criando seus próprios deuses.
Primordialmente, é importante entender que a origem do direito público moderno se deu com base no direito grego, o qual tem como traço distintivo a prevalência do interesse público sobre os interesses privados, razão pela qual por qualquer prisma que se analise o caso em comento, deverá ser atribuída uma visão de forma a defender os direitos públicos e da coletividade, defesa essa que se verifica através da punição pretendida em face de Sócrates, as quais visam resguardar a população ateniense de ideais considerados como subversivos, tendo em vista a corrupção da mente dos jovens provocada pelo Réu.
Ora, o homem tem a espiritualidade como ponto central de suas condutas morais e éticas, tendo em vista que naquela época havia uma noção de ensinamentos religiosos responsáveis por regular as condutas da sociedade, pois o que era tido como sagrado e como mandamento religioso deveria