Juliano trabalho
Introdução a Metodologia Científica e Métodos de Estudos
Discentes: Juliano Henrique Freire e Tainara Francischini
Cuiabá, 07 de Novembro de 2013.
Método Indutivo
Indução é um processo mental por meio do qual, partindo de dados particulares suficientemente constatados, infere-se a uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que as premissas nas quais se basearam.
Uma característica importante é que o argumento indutivo, da mesma forma que o dedutivo, fundamenta-se em premissas mas se dedutivo as premissas são verdadeiras levam a uma conclusão verdadeira, no indutivo a conclusão é apenas provável.
- Lei e regras
Devemos considerar três elementos fundamentais para toda indução, isto é, a indução realiza-se em três etapas:
1ª) Observação dos fenômenos: Observamos fatos ou fenômenos e os analisamos com a finalidade de descobrir as causas da sua manifestação.
2ª) Descoberta da relação entre eles: Procuramos por meio de comparação aproximar fatos e fenômenos, com a finalidade de descobrir relação constante entre eles.
3ª) Generalização da problema: Generalizamos a relação encontrada no precedente, entre fenômenos e fatos semelhantes, muitos dos quais ainda não observamos.
- Formas de Indução
Completa ou formal: Não induz de alguns casos, mas de todos, sendo que cada um dos elementos inferiores é comprovado pela experiência.
Incompleta ou científica: Não deriva de seus elementos inferiores, enumerados ou provados pela experiência, mas permite induzir de alguns casos adequadamente observados e as vezes de uma só