Julian assange
O vídeo nos mostra um pouco da história Julian Paul Assange que é um jornalista e ciberativista Australiano.
É um dos nove membros do conselho consultivo do WikiLeaks, um wiki de denúncias e vazamento de informações.
É também o principal porta-voz do website.
Atualmente Assange se encontra na embaixada do Equador em Londres, onde é acusado de cometer abusos sexuais e pode ir a tribunal por ter revelado segredos de Estado o que poderia levar à prisão perpétua ou pena de morte.
Ele defende a tese que a internet se tornou a mais importante máquina de espionagem jamais inventada pois hoje temos situações onde indivíduos, empresas, organizações,governos etc do mundo todo postando informações bem detalhadas sobre a sua própria vida, suas transações em serviços centrais e através de linhas de telecomunicações, que podem ser interceptadas ou se tornam disponíveis, principalmentes, para a inteligência dos EUA.
A rede mundial de computadores apresenta, como muitas tecnologias, uma variedade de usos possíveis. É, como a energia elétrica, a semente de uma gama infinita de possibilidades, e semente poderosa: seu potencial ainda está sendo descoberto ao mesmo tempo que seu rumo vai sendo definido pelo caminhar tecnológico e pelo caminhar político.
Nesse sentido, a internet, que deveria ser um espaço civil, se transformou em um espaço militarizado Mas ela é um espaço nosso, porque todos nós a utilizamos para nos comunicar uns com os outros, com nossa família,com o núcleo mais íntimo de nossa vida privada. Então, na prática, nossa vida privada entrou em uma zona militarizada.
Fundado em 2007, o WikiLeaks ficou famoso em 2010, quando publicou milhares de documentos secretos norte americanos supostamente vazados pelo soldado que servia no Iraque. O primeiro vazamento,consistia em um único vídeo de dezessete minutos. Seu conteúdo era chocante: de dentro de um helicóptero Apache, soldados norte americanos atacavam doze civis desarmados.