Julgamento Dom Casmurro
Nesse julgamento, iremos tratar de um caso de adultério entre Capitolina Pádua Santiago com Ezequiel de Sousa Escobar, que gerou um filho Ezequiel Albuquerque de Santiago possivelmente fruto desse romance. Iremos defender o cônjuge da acusada, Bento Santiago que teve sua vida destruída.
II- PERFIL PSICOLOGICO DOS ENVOLVIDOS
Bento Santiago ou Bentinho: É o narrador e pseud. autor da obra. Na velhice, momento da narração, é um homem fechado, solitário e triste. As lembranças de um passado doloroso tornaram-no um indivíduo de poucos amigos. Desde menino, foi sempre mimado pela mãe, pelo tio Cosme, por prima Justina e pelo agregado José Dias. Isso o tornou um indivíduo inseguro e dependente, incapaz de tomar decisões por conta própria e resolver seus próprios problemas. Essa insegurança foi, sem dúvida, geradora dos ciúmes e da suspeita de adultério que estragaram sua vida.
Capitolina ou Capitu: Ao contrário de Bentinho, é muito segura de si; desde menina aproveitou-se da desatenção dos pais para firmar-se em suas ideias e princípios. Capitu é forte e determinada, sempre procurando atingir seus objetivos, como acontece em relação à conquista de Bentinho e à saída deste do seminário. Tem olhos de cigana oblíqua e dissimulada, como constatou José Dias. Segundo Bentinho, tem olhos de ressaca, fortes como as ondas do mar que parecem trazer para dentro de si as pessoas. Sua capacidade para dissimular também contrasta com a falta de esperteza de Bentinho. Praticamente, forçou o primeiro beijo do casal. De- pois venceu as resistências da família de Bentinho; aproximou-se de D. Glória depois que o namorado foi para o seminário, tornando-se indispensável. Talvez tenha sido essa mesma força e segurança que a impediram de defender-se quando acusada de adultério.
José Dias: É agregado na casa de D. Glória desde os tempos do marido. Indivíduo que tem mania de usar superlativos. Veste-se à moda antiga. Teria cinquenta e cinco anos. Depois de muitos anos em casa de