nitrogenio
Química
Nome: Laura, Letícia, Fabio, RonIlson
A importância do ciclo do nitrogênio
O ciclo do nitrogênio como a importância dessa síntese para a vida como a conhecemos
O gás nitrogênio (N2) forma 78% do ar. Esse gás é incolor, inodoro e inerte, e está diretamente envolvido na síntese de proteínas e também no ciclo da vida.
O nitrogênio está envolvido na cadeia de formação das proteínas, que são constituídas por unidades menores chamadas de aminoácidos. Os aminoácidos são compostos basicamente por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Para que as proteínas sejam sintetizadas elas precisam de várias substâncias, entre as quais se destaca o nitrogênio.
O ciclo do nitrogênio é o processo pelo qual o nitrogênio se instala na natureza. O gás vem da atmosfera na forma gasosa, é fixado por bactérias presentes nas raízes das plantas, e depois o nitrogênio é usado por seres vivos. Em suma, o nitrogênio é utilizado como matéria prima para produção dos aminoácidos, que mais tarde formarão as proteínas.
As proteínas são moléculas orgânicas formadas pela união de uma série determinada de aminoácidos, unidos entre si por ligações peptídicas. Trata-se das mais importantes substâncias do organismo, já que desempenham inúmeras funções: dão estrutura aos tecidos, regulam a atividade de órgãos (hormônios), participam do processo de defesa do organismo (anticorpos), aceleram todas as reações químicas ocorridas nas células (enzimas), atuam no transporte de gases (hemoglobina) e são responsáveis pela contração muscular.
A síntese de proteínas é um processo rápido, que ocorre em todas as células do organismo, mais precisamente, nos ribossomos, organelas encontradas no citoplasma e no retículo endoplasmático rugoso.
A mensagem contida no cístron (porção do DNA que contém a informação genética necessária à síntese proteica) é transcrita pelo RNA mensageiro (RNAm). Nesse processo, as bases pareiam-se: a adenina do DNA se liga à uracila