Juizado da infância e da juventude (trabalho interdisciplinar)
O tema no nosso trabalho interdisciplinar é: Juizado da Infância e da Juventude, envolvendo as disciplinas, Antropologia Brasileira, Estágio Supervisionado, Fundamentos Histórico Teórico e Metodológico, Sociologia Contemporânea e Teoria Política, o objetivo é assimilar o serviço do Assistente Social junto ao Juizado.
Introdução
O Tempo Histórico estudado pelo grupo será entre 1923 e 1941, na atuação do juizado de menores, no momento em que o menor passou a ser estudado e examinado através do Laboratório de Biologia Infantil, submetendo-se a conceitos médicos, psicológicos e pedagógicos, atribuindo-o a características patológicas. Neste período é criado o (SAM), Serviço de Assistência ao Menor, onde é consolidada a concepção de menor prevalecente na justiça, até a substituição do Código de Menores pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
A partir de nossos conhecimentos sobre a instituição, entrevistamos a Professora e coordenadora do curso de serviço social da PUC de Contagem (Débora Maria David Luz), que foi presidente e vice-presidente do (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), e que atuou como assistente social no contexto do código de menores, durante a formulação do ECA, e após sua aprovação. Com o objetivo de absolver suas experiências profissionais e relacionar essas informações com as disciplinas estudadas. Relacionar as demandas colocadas no Juizado da Infância e da Juventude com a pratica do assistente social. Como o profissional se coloca diante de crianças e adolescentes que se encontram em alguma situação de fragilidade e de criminalidade, conhecendo a realidade institucional e a prática profissional frente a essas situações, e como a lei da suporte para a atuação desses profissionais.
O trabalho proposto é importante, pois nos possibilitou adquirir conhecimento sobre o juizado da criança e do adolescente, que é uma área de atuação que demanda muitos profissionais da área de