judaismo
O Judaísmo começa com a transformação dos judeus em um povo influente, pelos reis Salomão, Davi e Saúl,que construiu o primeiro templo em Jerusalém. Em 920 a.C., na Era dos Profetas, o povo judeu se divide em grupo e em 600 a.C. o templo é destruído e a liderança dos israelitas acaba.
Desse modo, os judeus são enviados a Babilônia e muitos continuam no exílio, mesmo podendo voltar para seus lares. Com isso, ocorre a primeira formação de uma Diáspora, que significa ‘’viver afastado de Israel’’.
História:
O judaísmo começa com um homem chamado Abraão, que em 1850 a.C., se muda da Síria para Canaã, atual Israel. Depois de receber uma mensagem de Deus, Abraão deixa de ser politeísta. Com a sua morte, Jacob e seus 12 filhos vão para o Egito para uma melhor qualidade de vida e lá são escravizados.
Depois de muito tempo de escravidão, foram libertos por Moisés e passando pelo Mar Vermelho, voltaram para Canaã.
Em Israel, entre 500 a.C. e 100d.C. ocorreram vários conflitos. Primeiramente ocorreram dominações pelos babilónicos, depois os persas, depois Alexandre Magno, os remos gregos, e por fim os Romanos. Depois de alguns séculos, os conflitos se intensificaram.
Os judeus são expulsos da Espanha e em 1494 são exterminados por nazis durante a Segunda Guerra Mundial.
No Judaísmo, acredita-se que Jesus é o Messias de Israel. Seu livro sagrado é o Tóra ou Pentateuco. Os cultos são feitos em sinagogas por um rabino e o símbolo sagrado é o Menorá, que é um candelabro com sete braços, sendo ele representante de Cristo.
Judaísmo na atualidade:
Estudos recentes feitos em judeus americanos indicam que muitas pessoas que se identificam como de herança judaica já não se identificam enquanto membros da religião conhecida como judaísmo. As várias seitas judaicas nos EUA e no Canadá encaram este fato como uma situação de crise, e têm sérias preocupações com as crescentes taxas de casamentos mistos e semelhanças entre a comunidade judaica. Uma vez que os