Jpcmo64

1726 palavras 7 páginas
Ensaio de tração

Os ensaios mecânicos são um conjunto de procedimentos normalizados que têm como finalidade estabelecer um conjunto de propriedades dos materiais , apresentado a vantagem adicional de industrialmente estabelecer padrões de avaliação comuns entre o fabricante e o utilizador. O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço que tende a alongá-lo até a rutura.
Os esforços ou cargas são medidos na própria máquina de ensaio.
No ensaio de tração o corpo é deformado por alongamento, até o momento em que se rompe. Os ensaios de tração permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompem.

O ensaio de tração consiste em submeter o provete a uma carga de tração,
F, continuamente crescente até que se atinja a fartura. Durante o ensaio regista-se em simultâneo a variação do comprimento de referência, através de extensómetros (por exemplo, do tipo indutivo ou resistivo) aplicados diretamente sobre o provete, e a força exercida pelo travessão da máquina de ensaios.

Geometria característica dos provetes para o ensaio de tração

A curva força-deslocamento de um ensaio de tração obtém-se representando graficamente a força de deformação em função da variação do comprimento de referência do provete. Para se construir a curva tensão nominal-extensão nominal basta dividir a força pela área inicial da secção transversal e o deslocamento pelo comprimento inicial da zona de referência. Naturalmente que ambas as curvas terão a mesma forma uma vez que a segunda se obtêm a partir da primeira aplicando fatores que são constantes.
A tensão nominal, é a tensão média que atua na zona de referência do provete, obtendo-se o seu valor dividindo a força F pela área da secção transversal. 

F
A0

e

l l  l0

l0 l0 A extensão nominal e a extensão linear que se obtém dividindo a variação de comprimento da zona de

Relacionados