João calvino e a universidade
João Calvino e a Universidade
Breve Histórico de Calvino
Nasceu em 1509 em Noyon, na França. A ligação de seu pai com o clero local deram ao menino valiosas oportunidades na área educacional. Na adolescência foi estudar em Paris Filosofia e Humanidade. Dedicou-se super aos estudos: estudou latim, grego, teologia e direito. Dedicou-se também ao estudo aprofundado da Bíblia. Depois de morar em diversos países e ser influenciando por fatos que aconteciam nesses, regressou a Genebra e ali passou o resto de sua vida. Desenvolveu atividades como líder eclesiástico, pastor, pregador e teólogo. Fundou a Academia de Genebra, o começo de uma futura universidade em 1559 e faleceu em 1564 com 55 anos. Foi considerado como o grande ditador de Genebra.
Com relação a religião Calvino é apontado como o pai da tradição protestante reformada, que engloba: presbiterianos, congregacionais, uma parte dos batistas e parte do anglicanismo. Os seguidores de Calvino ficaram conhecidos como reformados.
Registros históricos mostram que Calvino era um pastor atencioso e tomou diversas atitudes que mudaram a vida social da cidade. Ele criou o conselho municipal de Genebra, Genebra foi o primeiro lugar na Europa a leis especiais (jogar lixo na rua, fazer fogo ou usar fogão e etc)
Igualmente a Lutero e alguns outros reformadores, Calvino defendeu a educação universal para todos os moradores da cidade.
Calvino e a Educação
Calvino apresentou um plano ao conselho municipal de Genebra que incluía uma escola para todas as crianças, inclusiva as crianças pobres que teriam ensino gratuito.
Ele tinha um objetivo muito claro na educação, pretendia que os alunos da escola de genebra fossem futuros cidadãos da cidade, preparados na linguagem e na humanidade, alem da formação cristã e bíblica. Essa apreensão do Calvino com a educação decorria de sua visão cristã de mundo. Dentro da missão de educador, havia concepção do ser humano criado à imagem e