ACNUR - Agencia da ONU para refugiados
O ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados está entre as principais agencia humanitárias do mundo, foi criada em dezembro de 1950 pela ONU com a missão de proteger homens, mulheres e crianças refugiadas e buscar soluções para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas em um ambiente que não afete sua integridade.
A agencia ajuda pessoas que não podem ou não querem retornar aos seus países de origem em razão de conflitos religiosos, de nacionalidade, raça, política ou até mesmo conflitos armados, violência e violação dos direitos humanos.
O ACNUR presta seu auxilio para aproximadamente 43 milhões de pessoas refugiadas, apatriados, deslocados ou repatriados, em todos os continentes do mundo.
Atualmente o ACNUR conta com a colaboração de cerca de 7.200 funcionários. Em torno de 700 colaboradores trabalham na sede que se localiza em Genebra, e o restante faz trabalho de campo oferecendo assistência direta aos refugiados que necessitam de ajuda em 126 países. Esses funcionários prestam seus serviços em regiões de conflito constante, de catástrofes naturais ou em operações de repatriações de refugiados, como Sudão, Chade, Colômbia, Angola, Afeganistão, entre outros países. A agencia se mantém com grandes campanhas para arrecadação de recursos, podendo contar com a contribuição financeira de países colaboradores, setores privados e doadores particulares em todo mundo. Visto que o orçamento anual do ACNUR é de US$ 3 bilhões que ajuda na sobrevivência de milhões de pessoas.
ACNUR no Brasil O Brasil foi um dos primeiros países a integrarem o Comitê Executivo do ACNUR, e é considerado o país pioneiro na proteção internacional dos refugiados, além disso, um país acolhedor. Os refugiados no Brasil têm os seus direitos adquiridos como, documentação, benefícios públicos de educação, saúde, habitação, e com todos os outros direitos que qualquer cidadão estrangeiro legalizado no Brasil possui. Atualmente (2012) o governo