JOVENS
O que fazer com essa juventude? Como tirá-los do foco errado e colocá-los no foco correto, mostrando como usar a sua jovialidade de forma positiva, ajudando o próximo, doando sangue, participando de grupos culturais, fazendo passeios de bicicleta, entre outras ações que movimentem seu corpo e o façam usar a mente a seu favor?
"... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno." 1 João 2:14
Há alguns anos víamos os jovens lotando as ruas, gastando sua energia com jogos de vôlei em grupos, andando de patins, de bicicleta, ou somente conversando com os amigos no portão de casa. Os pais não tinham muito com o que se preocupar, sabiam que estavam ali por perto e sabiam também, e principalmente, quem era aquele amigo e sua família.
Hoje, essa relação de confiança e segurança fica cada dia mais difícil. Primeiro porque a diversão e a relação não se fazem mais pessoalmente, mas sim no “mundo online”, um ambiente ao qual nem sempre os pais têm controle e acesso. Segundo porque o mundo está ficando cada vez mais inseguro, violento e sem limites.
Então, no ambiente familiar, se vive a "guerra fria" entre incentivar os jovens a participarem de ações sociais contra a violência e a falta de segurança fora de casa. É uma tarefa difícil para os pais, mas não impossível.
Basta que eles os incentivem, dando o exemplo de como e onde ter ações diferenciadas. É de casa que vem o respeito ao próximo, a vontade de participar de projetos sociais, de ter amizades saudáveis. E é na juventude que o filho mostra o que viu como exemplo até agora em sua vida.
Mas,