José manoel da conceição
AMARILDO PROTÁZIO ALVES
Resumo: JOSE MANOEL DA CONCEIÇÃO: O EVANGELISTA ITINERANTE
CURSO DE TEOLOGIA, HISTÓRIADA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, PROFESSOR WILSON SANTANA SILVA,
30 DE MAIO DE 2011
IDÉIAS NOVAS E VELHO CATOLICISMO
Jansenismo, movimento criado por Cornélio Otto Jansen, holandês e bispo de Ypres de 1636-1638, inspirado na doutrina de Santo Agostinho, onde se buscava uma vida rigorosa de doutrina e moral. Reivindicava uma reforma nas estruturas do catolicismo.
Galicanismo, movimento que pretendia a formação de uma igreja nacional francesa, separada do poder de Roma, teve apoio e simpatia da monarquia e de intelectuais franceses como Gerson, bossuet e outros.
Os Oratorianos, modelo de sacerdócio, fundado por São Felipe de Nery em Roma, em 1564, ordem dos sacerdotes sem votos, sem rigidez estrutural. Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, sonhava com um Portugal moderno que primasse pelas letras e ciências. Via nos oratorianos, uma oportunidade de avançar com seu programa de modernização de Portugal, que na sua opinião os jesuítas estavam impedindo, aos seus olhos os oratorianos eram a resposta para erguer o pais da pobreza cientifica, atraso intelectual e escândalos religiosos e para isso era necessário que os jesuítas fossem expulsos do solo português.
O Padroado, direito de provisão dos bispados, paróquias, cargos eclesiásticos em geral, em troca de financiamento das atividades eclesiásticas, onde nenhum clérigo podia partir de Portugal sem autorização e audiência particular com o rei, ao qual jurava fidelidade. No Brasil, a igreja estava submissa ao rei, que custeava seu