José de alencar
Filho de José Martiniano Pereira de Alencar, politico influente do nordeste no século XIX, José Martiniano de Alencar nasceu no dia 1de Maio de 1829 no município de Messejana no Ceará.
Sua família era importante e José cresceu com muitas regalias mas não era esnobe como alguns de seus familiares.
Vida acadêmica:
Com 11 anos sua família se mudou para o Rio de Janeiro e logo foi matriculado no Colégio de Instrução Elementar.
Em 1844, se mudou para São Paulo com o intuito de fazer cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, dois anos depois ele começa o curso e nessa época, ele fundou a revista Ensaios Literários.
Em 1848, José pede transferência para a faculdade de Direito de Olinda, porem não fica por muito tempo e volta para São Paulo e em 1850 finalmente se forma.
Começo no jornalismo:
No ano de 1854, Jose de Alencar começa sua carreira de jornalismo quando estreia no jornal carioca Correio Mercantil, trabalhando como folhetinista. Após dois anos, José de Alencar cresce no meio jornalístico, vai para o Diário do Rio de Janeiro com o cargo de redator chefe e publica seu primeiro romance, chamado Cinco Minutos.
No ano seguinte, José lança seu romance mais renomado chamado Guarani, que primeiro foi lançado em folhetins e mais tarde é convertido em livro. O nome do autor ficou conhecido nacionalmente após o lançamento do livro, e assim abriu caminho para que Jose de Alencar ingressasse na carreira teatral. Morte do pai e carreira política:
Em 1860, José de Alencar perde seu pai, também chamado José de Alencar vítima de infecção Tifoide. O escritor sofreu muito com a perda do pai, porem soube lidar com a emoção e no ano seguinte se elege deputado pelo Partido Conservador.
No ano de 1868, foi eleito Ministro da Justiça, contudo exerceu a função somente durante dois anos pois ficou magoado com Dom Pedro II pois o príncipe não o deixou ser senador do Império.
Relação com Machado de Assis e morte:
Em 1872 nasce seu único filho