José de alencar
José Martiniano de Alencar nasceu em Mecejana, estado do Ceará em 1º de maio de 1829. É considerado o precursor do romantismo no Brasil dentro de quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico. José de Alencar utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil. Em suas obras, valorizou a língua falada no Brasil, a despeito de escritores da época que usavam a língua de Portugal. Algumas de suas obras destacadas são:
Indianistas: Ubirajara, Iracema, O Guarani.
Psicológicos: Diva, Lucíola, Senhora, A Viuvinha.
Regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho, Til.
Históricos: As Minas de Prata, A guerra dos Mascates.
Um romântico incorrigível, José de Alencar é considerado o maior escritor em prosa do Romantismo brasileiro. Consolida o romance nacional, compondo um painel do Brasil.
O guarani
Romance “heróico ou epopéia nacional
Ceci era a cópia física das heroínas românticas européias e Peri, o índio alto de beleza selvagem, retratava o perfeito cavaleiro medieval apaixonado, sempre pronto para servir sua senhora.
Protagonistas:
PERI – Cacique dos goitacás, rapaz alto, cabelo preto, “dentes Alvos e rosto oval de beleza selvagem”. Apaixonado por Ceci.
CECI – Com olhos azuis e longos cabelos louros, Ceci tinha 18 anos e obedecia à severa educação dos pais. Sonhava com um príncipe encantado protetor e se apaixona por Peri.
PRINCIPAIS PERSONAGENS
Dom ANTÔNIO – pai de Ceci.
Dona LAURIANA – mãe de Ceci.
Dom DIOGO – filho do casal, irmão de Ceci
Dona ISABEL – sobrinha do casal Antônio e Lauriana.
ÁLVARO DE SÁ – o cavaleiro de confiança de Dom Antônio.
LOREDANO – Ex-frade italiano que desistiu do hábito por ganância
A estrutura do romance, em Alencar, já é bastante diferente da estrutura dos romances de Macedo, pois o autor desenvolve vários planos narrativos simultaneamente. As técnicas de exposição aplicadas nos seus