O perfil empreendedor na nova economia
Allan Borges[1]
Daniel Bertolino[2]
Daniel Flores[3]
Raphael Rebello4
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os elementos caracterizadores do perfil empreendedor que são mais relevantes no sucesso de novos empreendimentos na nova economia. Utilizando como base artigos sobre a nova economia, o perfil empreendedor, o aspecto psicológico do indivíduo e os fatores que influem no desempenho de novos empreendimentos. Os resultados evidenciam a correlação entre as principais características do perfil dos empreendedores de sucesso analisados e os atributos estudados nos artigos analisados.
Palavras chave: nova economia, perfil empreendedor, caso emblemático.
1. Introdução
Na ótica da nova economia, a sociedade pós-capitalista, concebida como do conhecimento, demanda um indivíduo universalmente instruído, cujas características se concentram em absorver o conhecimento e a sabedoria herdados da tradição humana, em paralelo com a ciência do presente e a moldagem do futuro. O futuro das organizações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente.
Lastres (2005) diz que a capacidade de aprendizado tem importância bem maior que o estoque de conhecimento, pois a aceleração da renovação de competências é tida com uma maior velocidade nos processos de criação e destruição de conhecimento. Esta hipótese é apresentava como base do termo “economia e sociedade do aprendizado”.
O empreendedor é criativo e a sua marca é a capacidade estabelecer as metas e atingir os objetivos propostos, mantendo um nível alto de consciência da comunidade em que vive. Com isso, consegue detectar oportunidades novas de negócio, tendo função crucial para o sucesso de qualquer empreendimento, motivo pelo qual, atrelado ao cenário da nova economia, se faz necessário definir suas qualidades, características e funções.
O objetivo deste artigo é apresentar, de acordo com casos emblemáticos estudados,