JOSEPH ALOIS SCHUMPETER
1 INTRODUÇÃO
A gestão estratégica é o processo de desenvolvimento e execução de várias ações competitivas com o objetivo de ampliar o sucesso da organização, tanto no presente como no futuro.
Para que se haja uma boa gestão estratégica se faz necessário uma análise da situação atual dos negócios, a formulação de objetivos e estratégias com base nessa análise e a implementação e avaliação, de modo que assegure o desenvolvimento de cada estratégia e objetivo.
Este trabalho tem por objetivo aprofundar os estudos em Gestão Estratégica, para uma melhor abordagem do tema será apresentado um estudo sobre o economista Joseph Alois Schumpeter.
Será apresentada uma breve biografia de Schumpeter, seguido de suas principais obras e conceitos, onde será enfatizada sua contribuição para a Gestão Estratégica.
2 JOSEPH ALOIS SCHUMPETER
Joseph Alois Schumpeter nasceu em uma pequena cidade do antigo Império Austro-Húngaro, atual República Tcheca, no dia 8 de fevereiro de 1883 e foi um dos mais importantes economistas do século XX.
Schumpeter iniciou seus estudos em Direito no ano de 1901, na faculdade de Viena na Áustria e formou-se em 1906. Posteriormente exerceu a profissão no Tribunal Internacional do Cairo, no Egito.
Em 1909 começou a lecionar antropologia, na Universidade de Czernovitz. No ano de 1912, ficou famoso ao defender a teoria do “Desenvolvimento Econômico”.
Em 1919, tornou-se Ministro das Finanças da República Austríaca e presidiu o banco Biedermannbank, em Viena, que viria a falir em 1924.
Logo em seguida voltou a trabalhar como professor entre os anos de 1925 a 1932, na Universidade de Bonn, na Alemanha, até o momento em que abandonou o país para fugir do nazismo.
Instalou-se em Cambridge, cidade de Massachusetts, EUA, onde passou a lecionar na Universidade de Harvard até o fim de sua vida, em 8 de janeiro de 1950.
3