Joseph alois schumpeter
1.1Biografia
Joseph Alois Schumpeter nasceu em Triesch, na Moravia, província austríaca hoje pertencente à República Checa, no dia 8 de fevereiro de 1883. Filho único do fabricante de tecidos Alois Schumpeter e de Johana, filha do médico Julius Grüner. A partir de 1932, fixou-se nos Estados Unidos, sendo professor da Universidade de Harvard durante a maior parte do tempo. Por essa razão, residiu em Massachusetts, mas adquiriu também uma casa de campo em Taconic, Connecticut, onde veio a falecer, durante o sono, no dia 8 de janeiro de 1950.
1.2Passagens de sua vida
Tendo nascido numa das regiões mais afetadas pelo conturbado período que compreendeu duas grandes guerras e a maior depressão já vivida pelo capitalismo, Schumpeter, como não poderia deixar de ser, teve sua vida fortemente influenciada pelas circunstâncias do período.
Schumpeter perdeu o pai com apenas quatro anos de idade. Sua mãe, então, casou-se novamente com o tenente-coronel do Exército Austro-Húngaro Sigismundo von Keller, indo a família morar em Viena, onde Schumpeter concluiu, com distinção, o curso secundário. Ingressou, em seguida, na Faculdade de Direito, na qual graduou-se em 1906.
Em 1911, Schumpeter foi convidado a lecionar na Universidade de Graz, na qual foi nomeado professor de Economia por decreto imperial, graças à influência de Böhn-Bawerk. A fama de "enfant terrible" e a inveja dos colegas mais antigos (Schumpeter era o catedrático mais jovem da Universidade) fizeram com que ele não tivesse vida fácil, o que o obrigou a freqüentes viagens a Viena.
Na condição de professor visitante, passou o ano letivo de 1913/14 em Nova York, na Universidade de Columbia, onde foi distinguido com um grau honorífico. Retornou a Viena pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial, enquanto sua mulher voltava para a Inglaterra, lá permanecendo durante todo o período da guerra. Em 1920, o casal decidiu divorciar-se. Schumpeter, por sua vez, abandonou a Universidade de