Jornalismo
DATA: 11/11/2014 – TERÇA-FEIRA
LAUDA
1
REDATOR: CAROLINA
LOCUTOR: CAROLINA
ASSUNTO: MEIO-AMBIENTE
A EMBRAPA MEIO AMBIENTE DESENVOLVEU UM ESTUDO, ONDE APONTOU QUE AS PLANTAS COMO A “GRAMA-DE-SANGUE” TÊM COMPOSTOS QUE INIBEM O CRESCIMENTO DE OUTRAS PLANTAS. EXTRAÍDOS POR SOLVENTES, ESTES COMPOSTOS VÃO SER TESTADOS EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES PARA VERIFICAR O NÍVEL DE EFICÁCIA. AS PESQUISAS ESTÃO BUSCANDO COMBATER A RESISTÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS AO PESTICIDAS.
SEGUNDO A PRÓPRIA EMBRAPA, ELES NÃO PROCURAM CRIAR NOVOS HERBICIDAS. O INTUITO É ISOLAR BIOCOMPOSTOS DE PLANTAS ESPECÍFICAS, COM POTENCIALIDADE HERBICIDA E O RESULTADO QUE SE ESPERA É O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS HERBICIDAS NATURAIS POR INDÚSTRIAS QUÍMICAS, QUE SERÃO MAIS EFICIENTES, MENOS PERSISTENTES NO AMBIENTE E MENOS TÓXICOS QUE OS PRODUTOS COMERCIAIS DISPONÍVEIS NO MERCADO.
ATUALMENTE, AS PLANTAS DANINHAS QUE RESISTEM AO CONTROLE COM HERBICIDA ESTÃO AVANÇANDO EM ÁREAS DE CAMPOS CULTIVADOS NO BRASIL E CONSEQUENTEMENTE, AMEAÇAM O SISTEMA DE PLANTIO DIRETO, PRINCIPALMENTE NAS LAVOURAS DE SOJA E MILHO.
AS PLANTAS INVASORAS QUE MAIS PREOCUPAM OS PESQUISADORES SÃO A “BUVA”, O “AZEVÉM” E O “CAPIM-AMARGOSO”, QUE POSSUEM UM GRANDE PODER DE DISSEMINAÇÃO. UMA ÚNICA PLANTA DE BUVA, POR EXEMPLO, CONSEGUE PRODUZIR ATÉ DUZENTAS MIL SEMENTES COM CARACTERÍSTICAS E ESTRUTURAS QUE SÃO FACILMENTE DISPERSAS PELO VENTO, OU SEJA, SÃO ESPALHADAS DE MANEIRA MUITO SIMPLES.
A EMBRAPA MEIO AMBIENTE EM SÃO PAULO JUNTO COM A EMBRAPA SOJA DO PARANÁ, ESTÃO DESENVOLVENDO PESQUISAS PARA DESCOBRIR COMPOSTOS COM POTENCIAL DE AÇÃO HERBICIDA E APROVEITAMENTO DE ALELOPATIA (QUE SERIA A CAPACIDADE DAS PLANTAS INTRODUZIDAS EM UM DETERMINADO AMBIENTE INFLUENCIAREM AS PLANTAS QUE JÁ ESTÃO LÁ).
A PESQUISA INCLUI AVALIAÇÕES PARA O AMBIENTE DA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA E SISTEMAS COM OUTRAS CULTURAS, NOS QUAIS A SOJA É UM DOS COMPONENTES. ISSO FAZ COM QUE POSSA