jornalismo
No dia 14 de Agosto houve uma palestra sobre o Estatuto da criança e do adolescente (ECA). A lei que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado em 13 de julho de 1990 aqui no Brasil. Ela regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirada pelas diretrizes fornecidas pela constituição de 1988.
A Maria Alice da Silva, psicóloga, disse no primeiro momento da sua palestra nos contou um pouquinho da história dos direitos da criança e do adolescente, onde ela explica um pouquinho como foi criado esse estatuto em todo os Países e também como começou isso, exatamente em 1919.
Depois a palestrante começou a explicar um pouco dos Direitos Humanos, dizendo que são a raiz de todos os direitos e não apenas um ramo a mais do Direito. São elas, o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Disse que a funcionalidade do Estatuto, dizendo que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito. Também falou que o estatuto é fruto de uma ampla mobilização da sociedade civil, no final da década de 80, que a partir do ECA, crianças e adolescentes brasileiros sem distinção de cor, raça e classe social, passaram a ser reconhecidos como sujeitos com direitos fundamentais, com isso o jovem tem condições peculiares de se desenvolve, sujeito a direitos, e tendo prioridade absoluta para a família, a sociedade e ao Estado.
Já a palestra do dia 19, realizada pela palestrante Thais Marinho, com o tema intervenção e divulgação da imprensa no Estatuto da Criança e do Adolescente.
No primeiro momento a Thais falou da criação da oficina de imagens, criado em 1998 a partir da experimentação de linguagem da comunicação no espaço escolar e da reflexão sobre as relações estabelecidas entre