Jornalismo nas Redes Sociais
Laís CORDÃO2
Letícia SARTORI3
Michelle ALBUQUERQUE4
Angela CARVALHO5
Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP
RESUMO
Esse artigo tem como objetivo enfatizar a atuação colaborativa e complementar que as redes sociais têm com relação ao jornalismo online. Partiremos analisando conceitos de rede social e prosseguiremos com a então interação e correlação entre os dois objetos.
PALAVRAS-CHAVE: jornalismo; jornalismo online; redes sociais; comunicação.
TEXTO DO TRABALHO
Uma rede social pode ser considerada uma estrutura que é constituída por pessoas ou organizações, conectadas por um ou mais tipos de relações, que dividem objetivos comuns. Uma de suas características fundamentais é a sua permeabilidade e abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos, embora a conexão fundamental entre as pessoas seja através da identidade.
Atualmente muitos jornalistas estão buscando mais informações através das mídias sociais do que nas assessorias de imprensa. Em uma pesquisa realizada pela PR Oriella Network mostra que as plataformas mais usadas na busca pelas informações, em primeiro lugar, estão o Twitter que segue na frente com quase 67% e em seguida o Facebook com 40%. Mas, apesar da importância atual das redes em obter um contato mais dinâmico com as fontes, ainda é um hábito confirmar as a veracidade das informações recebidas por meio das redes com assessoria de fontes oficiais.
Houve uma reformulação no campo de atuação do jornalista com o surgimento de novas ferramentas que transformam e dão uma nova forma a rotina da busca por fontes. Com a maior circulação de informações e a produção do conteúdo não se limita apenas ao jornal, é cada vez mais recorrente dúvidas sobre os critérios de confiabilidade das pessoas que passam as informações, se não ocorreu uma inversão no fluxo de notícias dependentes de fontes oficiais, entre outros. Mas as preferências pelas fontes oficiais não foi