wingate
Uma rede local liga geralmente computadores (ou recursos como impressoras) através de um suporte de transmissão telegráfico (pares entrançados ou cabos coaxiais na maior parte das vezes), num raio de uma centena de metros. Para além disso, consideramos que a rede faz parte de outra categoria de rede chamada MAN (metropolitan area network), na qual os apoios de transmissão são adaptados a distâncias maiores…
Os protocolos de acesso mais utilizados são:
Ethernet e token ring
A maneira como os computadores estão interligados fisicamente da-se o nome de topologia fisica. As topologias físicas básicas são:
A topologia em anel, em bus e em estrela.
As WANs são diferentes das redes locais em vários aspectos. Enquanto uma rede local conecta computadores, periféricos e outros dispositivos em um único prédio ou outra área geográfica menor, uma WAN permite a transmissão dos dados em distâncias geográficas maiores. Além disso, uma empresa deve contratar um provedor de serviço WAN para utilizar os serviços de rede dessa operadora. As redes locais costumam ser da companhia ou organização que as utilizam.
As WANs utilizam instalações fornecidas por um provedor de serviços ou operadora, como uma companhia telefônica ou empresa de cabeamento, para conectar os locais de uma organização aos locais de outras organizações, a serviços externos e a usuários remotos. As WANs normalmente transportam vários tipos de tráfego, como voz, dados e vídeo. As WANs normalmente conectam dispositivos separados por uma área geográfica maior do que a que pode ser atendida por uma rede local. As WANs utilizam os serviços das operadoras, como companhias telefônicas, empresas de TV a cabo, sistemas de satélites e provedores de rede. As WANs utilizam