Jornalismo Empresarial e Institucional
1-) Comente as principais diferenças entre a notícia da empresa e a notícia da imprensa. Ou melhor, como o discurso empresarial pode transformar-se em discurso de interesse jornalístico?
A notícia da imprensa deve estar enquadrada em critérios dos valores-notícia, ou news values, como proximidade, notoriedade, relevância, significância, atualidade, universalidade e periodicidade. Sem contar que deve ser de interesse público e ouvir todos os lados envolvidos, uma vez que o jornalismo busca sempre a imparcialidade. Já a notícia de empresa segue critérios de interesse privado, ou seja, as notícias veiculadas, na maioria das vezes, são de interesse da empresa e não de interesse público, tornando-se parciais.
O discurso empresarial transforma-se em interesse jornalístico quando a notícia é de interesse público, afete um universo de pessoas e esteja enquadrada em algum dos critérios dos valores-notícia.
2-)Que tipo de informação empresarial dá mais ibope na mídia, consegue espaço e vira notícia?
Aquela informação que traz consequências não só para a empresa, mas também para a sociedade de maneira geral, ou seja, que tenha interesse público. E isso não limita se o acontecimento é bom ou ruim para a empresa, o que importa nesse caso é o valor noticioso do fato. Ontem (14/06), por exemplo, houve um princípio de incêndio no shopping Iguatemi em Campinas e a grande imprensa cobriu o acontecimento. Nesse caso, prevaleceu a notícia ruim, mas que tem um interesse público. Há um motivo para estar na pauta do dia e não tem caráter de assessoria de imprensa. Por outro lado, o shopping Iguatemi é um exemplo de uma marca forte, consolidada no mercado, atribuída, na maioria das vezes, a coisas positivas. Isso só ocorre porque há um trabalho pesado da assessoria de imprensa na grande mídia para divulgar as coisas boas que o shopping oferece e que também são publicadas.
3-) A empresa que você trabalha vai completar 100 anos