Jornalismo cidadão
No Brasil foi criado o IBICT( Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) como órgão responsável . Tudo isso para a criação de varias medidas, avaliações e edições que de estudo para uma democratização de informações nas diferentes camadas sociais, o chamado jornalismo cidadão. Para Targino(2009,pag18) “Jornalismo cidadão é um instrumento em potencial para acelerar a participação dos cidadãos brasileiros, que estão comumente fora do circuito de poder econômico e político.” Esse Jornalismo é feito por cidadãos comuns, que pelo rápido crescimento das tecnologias como a Internet,câmeras portátil e celulares, mesmo sem uma formação jornalística, eles criam reportagem, notícias e informações para a sociedade. Esse é o fator que está dando força a uma das maiores mudanças ocorridas nos últimos anos na relação entre os atuais meios de comunicação e a sociedade e mídia.
O Jornalismo Cidadão também é chamado de Jornalismo Participativo, Jornalismo Colaborativo, Jornalismo Democrático e até Jornalismo de Rua. Esse tipo de Jornalismo que por vezes é confundido com o Jornalismo Comunitário, que é o Jornalismo feito para a comunidade, pela comunidade.
Esse modelo de Jornalismo é uns dos novos processos de comunicações, onde o receptor muda de papel e vira receptor. Há divergências sobre esse assunto, alguns estudiosos afirmam que o jornalismo cidadão é sim uma forma de jornalismo, outros apenas acha que o Jornalismo Cidadão poderá ajudar o Jornalismo convencional como fonte de informação e ainda existem os que acham que esse modelo de comunicação não é jornalismo.
WEBJORNALIMO E O