Jornalismo Participativo e os Boatos Virtuais
De acordo com o Dicionário de Sinônimos democratizar significa popularizar. No campo da comunicação esta popularização encontra-se em constante desenvolvimento em razão das facilidades para aquisição de novas ferramentas tecnológicas e da facilidade ao acesso internet. De acordo com a Tic Domicílios 2013 , pesquisa que objetiva medir o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação da população brasileira, cerca de 30,6 milhões de domicílios dispõem de computadores, destes, 27,2 milhões tem acesso à internet. Se compararmos com a mesma pesquisa realizada no final de 2009, onde apenas 13 milhões de usuários tinham acesso à internet, podemos observar esse constante crescimento.
Diante destes dados observamos que os computadores e a internet estão cada vez mais presentes na vida da população exercendo influências e trazendo mudanças para as diversas áreas do conhecimento, principalmente para o jornalismo influenciando diretamente a forma de se produzir a notícia.
Neste sentido Lima (2011) ressalta que “a democratização da comunicação é um processo no qual temos avançando, em especial, por intermédio das potencialidades oferecidas pela internet”. Através das redes sociais e das novas ferramentas da comunicação, o cidadão tem participado mais ativamente no processo de produção e disseminação das notícias, o que tornou a comunicação mais democrática deixando de lado a característica unilateral do jornalismo tradicional, no qual a notícia era feita de um para todos.
Dessa forma, a produção e a recepção da notícia já não se encontram em lados opostos. Estamos diante de um cenário de constante interatividade e de multiplicidade de opinião. Os jornalistas tradicionais mediadores na produção de conteúdo tiveram seu papel redefinido diante do fato de qualquer cidadão poder participar do fazer jornalístico. Não sendo mais uma atividade exclusiva dos jornalistas e empresas midiáticas.
2 JORNALISMO PARTICIPATIVO NA INTERNET