jornal
Jornal Cultural
Terminou a Revolta dos Marinheiros
O movimento que abalou a todos chegou ao fim.
Dia 22 de Novembro, cerca de 2400 marinheiros, liderados por João Cândido, se rebelaram contra os castigos físicos aos quais eram submetidos (de até 25 chibatadas). A revolta se estendeu pela baia de Guanabara onde foram mortos 6 pessoas. (A1)
Pessoas ainda esperam O mundo ainda chora a o fim do mundo. perda de Joaquim Nabuco O evento que pôs medo em O homem que marcou época na toda nossa população, ainda educação e na legislação desse assusta moradores que aguar- nosso país, se despediu de nós. dam o fim do mundo. (A2) Aqui iremos prestar nossa homenagem para esse homem que nos ensinou tanto.(A2) Termina a Revolta dos Marinheiros
A Revolta que espantou a todos finalmente chegou ao fim
No dia 22 de novembro, mais de 2400 marinheiro, liderados por João Cândido Felisberto, mais conhecido como Almirante Negro, se rebelaram e tomaram o encouraçado de Minas Gerais.
Depois de presenciarem o marinheiro Marcelino Rodrigues, ser castigado com inacreditáveis 250 chibatas, o navio estava indo para o Rio de Janeiro, desencadeou uma revolta. Já na Baia Guanabara, os marinheiros conseguirão o apoio dos marinheiros do encouraçado de São de Paulo.
O líder da revolta, João Cândido redigiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta. Caso não fossem cumpridas