Jornal virtual
Serviço Social – Formação Social Econômica, e Política do Brasil.
JORNAL VIRTUAL
Tutora à distância: Professora Maria Clotilde Bastos
Campinas, 08 de Outubro de 2013
A Cultura De Um Povo
Jean Baptist Debret ou apenas Debret como é mais conhecido veio ao Brasil em 26 de Março de 1816 e integrou a missão artística Francesa, viveu aqui por 15 anos e foi aqui que organizou sua grande obra o livro: Viagem Pitoresca e História do Brasil, onde apresente diversas pinturas sobre o povo brasileiro e sua cultura. Nos anos 1834, 1835 e 1839 publicou respectivamente na Europa o três tomos de sua obra.
Debret é considerado um artista cujo suas obras se enquadram num estilo romântico, mas alguns estudiosos de artes plásticas o consideram um pintor do neoclassicismo, antes de vir ao Brasil Debret retratou temas religiosos, bélicos e também alguns ligados ao imperador Francês, já suas obras Brasileiras mostram passagens, cenas cotidianas, a cultura do povo Brasileiro, detalhista Debret buscou tratar com um olhas de um viajante todos os aspectos das cenas e regiões retratadas; Jean Baptist Debret é filho de Jacques Debret, funcionário do parlamento Francês e estudioso da história natural e por sua vez também de arte, Debret que veio ao Brasil com a missão artística de idealizar e organizar a criação da academia, Debret veio juntamente com Grandjean de Montigny por meio de um convite para a missão artística no Brasil , pediu feito por D. João VI , embarcou no dia 26 de janeiro de 1816 e aportou no Brasil em 26 de Março de 1816.
Em suas abras retratadas no Brasil a que mais nos chama atenção é: JEAN-BAPTISTE DEBRET: Um jantar brasileiro, 1827
Essa tela nos retrata um jantar Brasileiro e ela nos permite fazer uma análise crítica existente na sociedade Brasileira naquele período o
escravo era o pilar da sustentação social e econômica, pois quem realmente trabalhava naquela