Jornada Mundial a Juventude
CAPÍTULO I
EVANGELIZAR
SEGUINDO A HISTÓRIA DA
ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE
6 – Movida pelo Espírito Santo e unida a Jesus Cristo, esta Igreja Arquidiocesana procura reconhecer os sinais dos tempos8 e se empenhar, de verdade, no serviço ao Evangelho9, à luz da Sagrada Escritura e da Tradição.
7 – Com um olhar de gratidão para aqueles que marcaram a história da nossa Igreja, deixando-nos o exemplo de ardoroso apreço pela missão, a Arquidiocese de Belo Horizonte segue a sua caminhada, comprometida verdadeiramente com a evangelização, como autêntica e fiel transmissora da fé, sempre procurando compreender os clamores da atualidade, especialmente o grito dos pobres e sofredores. Em razão disso, é incansável na busca de ações evangelizadoras que sejam plenas do ensinamento evangélico, que nos introduz no caminho do Reino de Deus, cujo anúncio, vivência e compromisso definem a razão de ser de nossa Igreja peregrina neste mundo.
8 – Para celebrar a comunhão da Igreja que se coloca a serviço do bem de todos, a Arquidiocese de Belo Horizonte, tradicionalmente, conclama os fiéis a se pronunciarem sobre a fé que professam. Em resposta a esse chamado, o povo de Deus se compromete com o diálogo e a reflexão, por meio de assembleias que se realizam em todas as instâncias arquidiocesanas.
9 – À luz do Espírito, evidenciando as prioridades da evangelização e os temas da vida eclesial, as Assembleias do Povo de Deus são realizadas desde o ano de 1996, na Arquidiocese de Belo Horizonte. A I APD, a partir do Projeto Pastoral “Construir a Esperança”, em preparação ao novo milênio, delimitou ações para a caminhada eclesial, que se firmaram em uma Igreja mais misericordiosa, participativa e missionária. A II APD aprovou encaminhamentos que se articulavam entre si, movendo as comunidades eclesiais nas dimensões da espiritualidade,da vida comunitária e da inserção social. Desse movimento