Jornada Mundial da Juventude
A escolha da cidade brasileira foi feita pelo então Papa Bento XVI em 2011, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude daquele ano.
Com a renúncia do papa Bento XVI em fevereiro de 2013, o evento foi conduzido pelo seu sucessor, Papa Francisco. Foi o primeiro encontro do novo papa com a juventude católica e também o primeiro evento internacional do seu pontificado.
Jovens do Rio de Janeiro recebendo, em Madri a cruz e o ícone da JMJ - 21 de agosto de 2011
A JMJ Rio 2013 foi considerada como "o maior evento da história do Rio de Janeiro" pelo prefeito da cidade.
O tema da Jornada Mundial da Juventude de 2013 foi inspirado em um versículo do Evangelho de Mateus: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações
A vigília e a celebração da missa de envio ocorreriam no Campus Fidei em Guaratiba, bairro pobre e afastado na zona oeste carioca, porém devido às chuvas que alagaram o local, teve de ser transferida às pressas para Copacabana, onde ocorreram todos os outros atos centrais da JMJ 2013. A área do terreno do Campus Fidei é de 1,36 milhão de m² que foi dividida em 22 lotes com banheiros, lanchonetes, telões, tendas para orações, postos avançados de saúde, pontos de recolhimento de lixo e bebedouros. O aluguel da estrutura do palco de Copacabana foi estendido até o dia 28.
"Foi uma decisão difícil, mas responsável, pensando sempre na segurança do nosso peregrino. Copacabana sempre foi o nosso plano B, que agora teremos que colocar em prática.