Jornada diocesana
CJ- C – N° 0838/12
A Jornada Mundial da Juventude no Brasil é um grande marco evangel izador, bem como uma oportunidade de renovar na Igreja a opção afetiva e efetiva pelos jovens e a articulação das juventudes para um c aminho de unidade e comunhão em nosso projeto de evangelização. O Cardeal Rylko, responsável da JMJ, disse -nos em fevereiro: “Cada JMJ deve ser tornar um impulso para a Pastoral Juvenil. É um momento particular de evangelização e, ainda mais, de escuta desta nova geração que está chegando”.
Muitas coisas bonitas já estão acontecendo em nossas (arqui) dioceses, mas precisamos pensar seriamente no que queremos com o Pós JMJ, para que ela permaneça e encontre condições favoráveis em vista do desenvolvimento da evangelização da juventude em nosso país. Para isso, somos inspirados pelas atuais Diretrizes Gerais da Ação
Evangelizadora da Igreja no Brasil e, sobretudo, na proposta do Documento 85, que trata da Evangelização da
Juventude.
Com a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora em nossas Dioceses, a Campanha da Fraternidade do próximo ano, a Semana Missionária e a JMJ no Rio de Janeiro, teremos inúmeros jovens entusiasmados para um engajamento eclesial e social. Precisamos nos preparar animando nossas comunidades e liderança s para acolhida dessa juventude!
Certamente sua diocese com as diversas paróquias já estão pensan do neste assunto, mas queremos oferecer-lhe um subsídio para auxiliar nesta potencialização do trabalho junto as jovens. Para a construção deste material apoiamo-nos nas importantes Linhas de Ação definidas pelo episcopado em 2007 e registrado no nosso D ocumento 85, “
Evangelização da Juventude”
“Acreditamos que para responder de maneira qualificada aos anseios da juventude, ás necessidades da Igreja e os sinais dos tempos, necessitamos das seguintes linhas de ação” (Doc. 85, 95):
1° Formação integral do (a) discípulo (a)
2° Espiritualidade
3° Pedagogia de