papa
Jorge Mário Bergoglio nasceu em Buenos Aires no dia 17 de dezembro de 1936.
Nascido e criado no bairro de Flores, Jorge Bergoglio fez graduação e mestrado em química, na Universidade de Buenos Aires. Na juventude, teve uma doença respiratória que numa operação de remoção lhe fez perder um pulmão. Durante a sua adolescência, teve uma namorada, Amalia. Segundo ela, Bergoglio chegou a pedi-la em casamento durante a época, tendo ele inclusive afirmado que, do contrário, se tornaria padre.
Foi ordenado em 13 de dezembro de 1969.
No dia 13 de março de 2013 passamos a conhecer melhor essa pessoa.
No segundo dia do coclave para escolher o sucessor de Bento XVI, Jorge Mário Bergoglio foi eleito. E passamos a conhecê-lo como Papa Francisco.
O anúncio:
Anuncio com grande alegria:
Temos um Papa!
O Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor
D. Jorge Mario Bergoglio
Cardeal da Santa Igreja Romana, que adotou o nome de Francisco.
O Papa Francisco apareceu aos fiéis na sacada da basílica de São Pedro por volta das 20:30hs.
Primeiramente o Papa Francisco saudou os fiéis dizendo:
“Irmãos e irmãs, boa noite!
Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo Emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.”
Em seguida completou:
“E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo... este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso