Jonas
Fluxo de calor ou Potência da fonte térmica
QUANTIDADE DE CALOR SENSÍVEL
(Equação Fundamental da Calorimetria)
A quantidade de calor, recebida ou cedida por um corpo, é sensível ou específico quando, durante a troca, o corpo experimenta variação de temperatura.
Onde: m=massa c=calor específico sensível
ou T=variação de temperatura
CAPACIDADE TÉRMICA(C)
Capacidade térmica ou capacidade calorífica de um corpo representa a quantidade de calor necessária para variar sua temperatura de uma unidade.
PRINCÍPIO DAS TROCAS DE CALOR
Se dois ou mais corpos trocam calor entre si, a soma algébrica das quantidades de calor trocadas pelos corpos,até o estabelecimento do equilíbrio térmico é nula.
Geralmente, os corpos que trocam calor são colocados no interior de dispositivos especiais denominados calorímetros, isolados termicamente no meio exterior.
MUDANÇAS DE FASE
QUANTIDADE DE CALOR LATENTE
A quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, é latente quando, durante a troca, o corpo não experimenta qualquer variação de temperatura. E em vez disso, ele muda de estado físico.
Onde:
m= massa
L= calor latente de mudança de estado
CURVAS DE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO
O diagrama mostra a variação da temperatura de um corpo, inicialmente no estado sólido, em função da quantidade de calor que ele recebe.
AB – aquecimento da substância até a temperatura de fusão (F)
BC – fusão, sendo Q2 a quantidade de calor latente utilizada (A temperatura permanece constante; o trecho BC é denominado patamar de fusão.).
CD – aquecimento do líquido entre a temperatura de fusão e a de ebulição.
DE – ebulição, sendo Q4 a quantidade de calor latente utilizada (A temperatura é constante nesse trecho; o