A História da arte
- Fase catacumbária: Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado e teve início um período de perseguição aos cristãos. As catacumbas surgiram, pois eram cemitérios subterrâneos em Roma, onde os primeiros cristãos secretamente celebravam seus cultos.
- Símbolos cristãos primitivos: Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ictus (ίχθύς), forma as iniciais da frase: “Iesus Christos Theou Uios Soter” que quer dizer "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador". Outra forma de simbolizá-lo é o desenho do pastor com ovelhas "Jesus Cristo é o Bom Pastor" , a pomba (que simboliza o Espírito Santo), a cruz (representando o sofrimento de Cristo), entre outros.
- Em 313 o imperador Constantino legaliza o cristianismo. Os romanos cederam algumas basílicas para que eles pudessem usar como local para as suas celebrações.
- Eram edifícios com grandes dimensões: um plano retangular de 4 a 5 mil metros quadrados com três naves separadas por colunas e uma única porta na fachada principal.
- Os primeiros trabalhos da escultura cristã foram encontrados em sarcófagos de mármore, executados a partir dos meados do século III para membros proeminentes da igreja.
- Em 395 E.C., o imperador Teodósio, depois de obrigar por lei que todos seguissem a doutrina Cristã, dividiu o Império Romano entre seus dois filhos: Honório (Império Romano do Ocidente) e Arcádio (Império Romano do Oriente).
- O império Romano do Ocidente, onde será desenvolvida a arte românica e no Império Romano do Oriente é onde se desenvolveu a arte bizantina.
A Arte Românica
- Surgiu no início do século XI até o início do século XIII
- Teve como representação típica as basílicas e mosteiros
- Teve influências do Império Romano
- Arquitetura abobada, colunas delicadas terminadas em capitéis cúbicos e em auto-relevo
- Esculturas eram feitas nos capitéis e contavam histórias que deveriam ser lidas da