Jonas Moody
Introdução
Esboço
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
INTRODUÇÃO
Título. O livro recebe o seu nome do personagem principal da narrativa. Jonas (pombo) está identificado como o filho de Amitai. Dizse que um profeta com este mesmo nome, que aparece em uma curta narrativa de II Rs. 14:25, veio de Gate-Hefer, localizado no território de
Zebulom, hoje conhecido por Galiléia. Este profeta previu as triunfantes conquistas de Jeroboão II na primeira metade do século oito A.C. Poucas são as dúvidas de que esse profeta de Gate-Hefer seja o mesmo profeta deste pequeno livro.
Data e Autoria. Em nenhum lugar do texto há qualquer declaração de que o profeta mesmo tivesse escrito o livro, embora a oração do capítulo 2 esteja na primeira pessoa do singular. Contudo, a tradição tem firmemente mantido que Jonas mesmo foi o autor. Nos últimos anos muitos têm defendido que o livro é sobre Jonas e não escrito por ele.
Este ponto de vista se baseia sobre diversas observações: os capítulos 1,
3 e 4 foram escritos na terceira pessoa; há expressões recentes das línguas hebraica e aramaica no livro; o grande número de milagres registrados impossibilita estabelecer-se uma base histórica; e a ênfase dada à misericórdia de Deus para com um povo estrangeiro sugere uma data pós-exílica. Mestres conservadores têm consistentemente defendido que esses fatores em si mesmos não são suficientemente importantes para excluírem a possibilidade do profeta ter vivido no século oito ou ter escrito o livro naquela época.
Antecedentes Históricos. Assumindo que seja uma narrativa histórica de um profeta ativo no período de Jeroboão II, rei de Israel, os
Jonas (Comentário Bíblico Moody)
2
acontecimentos do livro poderiam ter acontecido em algum período entre
780 e 750 A.C. Jeroboão II tivera sucesso em restabelecer o poder de
Israel sobre a maior parte do território ao norte de Judá controlado por
Davi e Salomão. No século anterior o império assírio fora uma ameaça ao longo da costa oriental