Joint venture
Conhecido também com empreendimento em conjunto, onde as empresas fazem um tipo de associação, para tirar proveito de alguma atividade, por um tempo limitado, sem que cada uma delas perca sua própria identidade jurídica.
Elas têm como objetivo investir nos negócios, que pode ser constituído de: matéria prima, capital, tecnologia, canais de distribuição, vendas e conhecimento do mercado.
Há muitas vantagens que levam as empresas formar uma joint venture, principalmente, aqueles investimentos grandes, que terá um alto nível lucrativo, trazendo grandes benefícios a longo prazo.
As visões positivas de uma joint venture são:
* Não há participação societária, mas tão somente um relacionamento operacional, com prazo determinado, que pode ser prorrogado segundo vontade das partes;
* A empresa menos desenvolvida recebe apoio da mais desenvolvida por aporte de tecnologia, conhecimento e acesso a novos mercados, etc;
* Obrigam a empresa a ajustar-se a uma nova realidade e adotar praticas de estão mais eficazes;
* Ensinam a compartilhar conhecimentos e experiências.
As visões negativas são: * A empresa não tem cultura para conviver com terceiros no seu processo de administração;
* O parceiro não é bem escolhido, criando riscos de investimentos sem retorno;
* Abertura da empresa a terceiros sem uma garantia de Continuidade;
* A joint-venture não agrega nada de especial a empresa.
* A celebração de uma joint-venture requer um amplo levantamento prévio das partes, conhecendo profundamente o processo que justifica a joint-venture, especialmente quando se trata de transferência de tecnologia. Todavia, a joint-venture dá a oportunidade das partes se conhecerem melhor antes de partir para uma etapa de participação societária.Muitas vezes a joint-venture é feita sem nenhum intuito de participação societária futura.
Exemplos de Algumas Empresas que Fizeram o Joint Venture:
Uma união das empresas