John Locke, Rosseau, Monstesquieu
“Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social”. (SILVEIRA, Carlos, Brasil escola 2006)
O homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. De certa forma acredito nesta teoria, pois acredito que o homem é fruto do meio, e assim sendo a sociedade molda o caráter do homem,que “dança conforme a musica”, podemos dizer que no seu estado natural, seria puro. Rosseau acreditava que o único meio de garantir a segurança e o bem estar da vida em sociedade, era através do contrato social, no qual prevaleceria a soberania da sociedade e a soberania política da vontade coletiva. Nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos, prevaleceria a vontade coletiva, e não a vontade individual. O modelo de sociedade de Rosseau tem suas raízes no socialismo, pois afirmava também que a propriedade privada seria a origem da desigualdade entre os homens. Vivemos hoje em um mundo capitalista, onde a ganância prevalece. Quem sabe se fossemos adeptos ao socialismo a sociedade seria diferente, em um país dos extremos, onde poucos têm muito, e muitos não têm nada.
Poderes- Montesquieu
A teoria da separação dos três poderes foi consagrada por Montesquieu foi o responsável por explicar, sistematizar e ampliar a divisão dos poderes que fora anteriormente estabelecida por Locke. Montesquieu acreditava também que, para afastar governos absolutistas e evitar a produção de normas tirânicas, seria fundamental estabelecer a autonomia e os limites de cada poder (FERNANDES, Vivian. 2008).
Cada poder teria sua função, e nenhum poder poderia intervir em outro. Muitas das constituições do mundo adotam esse regime, Inclusive a nossa. Os poderes são o legislativo que tem como função formular leis, o executivo que tem como função executar as leis e o judiciário que por sua vez tem a função de julgar. A separação dos três