JOHN KEYNES
INTRODUÇÃO
O povo alemão destruiu suas próprias bases que construíram devido a uma forte ambição. Mas franceses e ingleses quase completaram a ruína iniciada pelo estado germânico ao tentar implantar uma paz mais prejudicava do que restaurava uma organização já bastante vulnerável por causa da guerra.
Deve-se levar em conta que a a Inglaterra estava relativamente afastada do “corpo” europeu, fazendo com que os tremores não a alcançassem facilmente. Porem, a Europa continental tem uma só estrutura e civilização – França, Alemanha, Itália, Áustria, Holanda, Rússia, Romênia e Polônia. Era em Paris que o Conselho Econômico Supremo recebia os relatos e informações sofre a miséria, desordem exaustão econômica de quase todos os países e a desorganização de toda a Europa Central e Oriental. Enquanto em Paris esses problemas clamavam por solução, sentia-se que em Londres eles eram ignorados.
A EUROPA ANTES DA GUERRA
Antes de 1870 o cenário europeu era formado por vários pequenos países especializado na produção de algum produto e esse conjunto tornava o continente substancialmente auto-suficiente. A partir de 1870 e nos 50 anos que se seguiram, a situação econômica mudou, tornou-se peculiar e instável: a agricultura e a industria tiveram rendimento maior devido ao aumento da escala de produção e a população não mais exercia grande pressão sobre o setor alimentício. Além da utilização de recursos vindo da América, havia agora os recursos vindos da África também. Essa era terminou em 1914 com um dos episódios de maior importância para a historia da humanidade. Entender alguns dos principais elementos de instabilidade na vida econômica européia e que já estavam presentes antes da guerra começar ajudará na compreensão do caráter e conseqüências da paz que foram impostas pelos vencedores:
1. População
A Alemanha passou de uma nação agrícola para uma grande e forte maquina industrial que dependia de muitos fatores internos e externos. Seu