John maynard keynes
A teoria de Keynes passou a se destacar na década de 1930, quando o capitalis-mo estava em uma de suas mais longas crises. Keynes é considerado o principal responsável pela revisão do liberalismo, segundo os seus pensamentos o princípio fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples obser-vação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos pró-prios consumidores. Keynes acreditava que no momento em que as empresas ten-dem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
Com base nesse pensamento, a teoria keynesiana defende a necessidade do Esta-do em buscar formas para conter o desequilíbrio da economia. Acreditava-se que o governo deveria aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de forma geral.Também era de suma importância que o governo concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantindo a realização do crescimento do setor privado.
Promovendo tais medidas de incentivo, as ofertas de emprego aumentariam e con-sequentemente garantiriam a sustentação real de toda esta aplicação de recursos por parte do mercado consumidor. Dessa maneira, o pensamento proposto por Keynes, transformou radicalmente o papel do Estado frente a economia.
A partir da década de 1970, novas tendências de pensamento econômico confronta-ram os princípios dos pensamentos keynesiano. A retração dos altos índices de de-senvolvimento alcançados nas duas décadas posteriores à Segunda Guerra Mun-dial colocou em xeque a teoria de John M.