jogos
O folclore brasileiro é algo muitíssimo rico, cheio de lendas, cantigas, brincadeiras, danças, festas, ritmos e várias outras coisas de valor inestimável. No entanto, toda essa riqueza cultural é muito pouco usada nas salas de aula do Brasil e o pior, muitas vezes é completamente desprezada ou simplesmente substituída por contextos culturais de outros países.
Dentro dessa abordagem, são pertinentes os seguintes questionamentos: Como levar às crianças as maravilhas contidas no folclore brasileiro, tendo em vista que muitas vezes nem os professores as conhecem ou simplesmente não as valorizam? De que forma seria possível inserir os estudantes brasileiros em um contexto cultural que parece estar tão distante da realidade que vivem?
De um modo geral, o resgate do nosso folclore tem como objetivo proporcionar maior conhecimento e valorização das riquezas do folclore do Brasil. E especificamente resgatar tudo que há de belo e rico dentro do folclore, através de estudo e atividades práticas.
Para finalizar, é necessário ressaltar que folclore significa basicamente, sabedoria popular e resgatá-la no contexto escolar é vivenciar as mais variadas experiências, é mostrar ao aluno uma infinidade de coisas que fazem parte do nosso país.
1.1 Objetivos Analisar a importância do resgate do folclore nacional no contexto escolar.
1.2 Objetivo geral
Proporcionar maior conhecimento e valorização das riquezas do folclore do Brasil.
1.3 Objetivos específicos
Resgatar tudo que há de belo e rico dentro do folclore, por meio de estudo e maior conscientização. Mostrar que é possível utilizar os contos, mitos, lendas, poesias e músicas do nosso folclore como recurso didático, principalmente na fase alfabetização. Levar aos alunos um variado número de brincadeiras e cantigas de roda que fazem parte da cultura e folclore das regiões do Brasil.
1.4 Justificativa
Sabemos que nos dias atuais falar de folclore é algo quase ultrapassado, pois o