jogos e brincadeiras
A metodologia escolhida para desenvolver esse trabalho foi a pesquisa qualitativa baseada em estudos bibliográficos, observações e realização de entrevista. A pesquisa qualitativa,
vale-se de procedimentos de coleta de dados os mais variados, o processo de análise e interpretação pode, naturalmente, envolver diferentes modelos de análise.Todavia, é natural admitir que a análise dos dados seja de natureza predominantemente qualitativa (GIL, 2008,p.141).
Neste tipo de investigação o pesquisador entra no contexto dos sujeitos conhecendo-o e compreendendo-o de modo a tornar a pesquisa mais sólida. O contexto, no caso específico deste trabalho, foi a Pré - Escola Girassol, que faz parte da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Luiz Barchet, a qual se situa no Núcleo Habitacional Gentil Téssele, em Dona Francisca/RS. Foram sujeitos da investigação, os alunos da pré-escola nível A (5 anos), a professora regente da turma e a diretora da escola.
O objetivo da pesquisa foi coletar dados que pudessem comprovar a importância dos jogos e as brincadeiras para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças em idade pré-escolar.
Como a coleta foi realizada durante a inserção na turma, para a realização do Estágio Supervisionado1, optou-se pela utilização da pesquisa participante, pois esta propicia que o pesquisador participe e interaja junto aos sujeitos da pesquisa.
A pesquisa participante é apresentada como sendo aquela em que o pesquisador, para realizar a observação dos fenômenos ou da situação problema a ser investigada, compartilha a vivência (a vida) dos sujeitos pesquisados, participando, de forma sistemática e permanente, ao longo do tempo da pesquisa, das suas atividades. (SEVERINO, 2007, p.15).
Além da observação e inserção, realizou-se também uma entrevista contendo oito perguntas abertas as quais foram respondidas pela diretora da escola, professores e alunos que se dispuseram a contribuir com esta investigação. As